Porto Alegre / RS - sexta-feira, 26 de abril de 2024

Algumas doenças de pele

Tratamento da acne

    A acne é uma doença que precisa ser tratada, independentemente da idade da pessoa. Espremer e cutucar espinhas deve ser evitado, assim como o uso de produtos caseiros ou desconhecidos. Não se deve também acreditar em soluções milagrosas, pois elas só pioram o quadro. Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista. A acne não é um bicho-de-sete-cabeças e, quando tratada a tempo, não evolui para cicatrizes.

Sinais de alerta para o câncer de pele

  • Um crescimento na pele de lesão de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.
  • Uma “pinta” preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho ou surge inesperadamente.
  • Uma “mancha” ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Sobre a psoríase

    A psoríase é uma doença de pele muito freqüente, de causa desconhecida e comum em pessoas da mesma família. Não é uma doença contagiosa, e pode ser tão discreta que o paciente não sabe que tem a doença. Em outros casos, pode ser muito severa e atingir grandes partes do corpo – nesses casos, é preciso calma e paciência para que o tratamento tenha sucesso.

    A doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas ou placas vermelhas no corpo com descamação intensa. As principais áreas que manifestam a doença são: joelhos, cotovelos, couro cabeludo e dorso. A psoríase inflama a pele, que fica bem vermelha e com aspecto espesso como escamas.

    O dermatologista faz o diagnóstico de psoríase examinando a pele, as unhas e o couro cabeludo do paciente. O tratamento é baseado na idade, no estilo de vida do paciente e na severidade do quadro de psoríase, podendo ser feito com cremes ou até medicamentos sistêmicos.

O que é Vitiligo        

    O vitiligo é uma doença que destrói as células que contém o pigmento responsável pela cor da pele; por isso, aparecem manchas brancas no local. A causa da doença ainda é desconhecida, e na grande maioria dos casos não há nenhum prejuízo para a saúde. O vitiligo não é contagioso e nem hereditário, apesar de em alguns casos serem encontrados antecedentes familiares com a doença.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATENÇÃO: Se você tem sugestões de temas para serem explanados, favor enviar email para a Dra Marina através do endereço marina_dornelles@terra.com.br, que ela terá o prazer de tentar abrange-los.